O que é sucata de estamparia e para que ela serve?

A estamparia de metais ocorre quando chapas planas de metal ganham forma a partir de processos de corte, dobra, pressão ou compressão. Assim, essas chapas são transformadas em objetos que terão novas finalidades.

Já a sucata de estamparia equivale a todo material que sobra ou foi rejeitado após o processo de moldagem. Dentre as peças de sucata podem haver peças, cortadas, dobradas, moldadas incorretamente ou apenas resíduos de material.

A sucata de estamparia pode ser vendida como matéria-prima para empresas que fazem a reciclagem destes materiais ou a utilizam para diferentes processos industriais.

Onde a sucata de estamparia pode ser usada?

A sucata de estamparia pode ser utilizada para múltiplas finalidades. No entanto, mesmo sendo consideradas sobras de material, a sucata de estamparia passa por um rigoroso processo de seleção e tratamento das peças. Isso porque, é necessário garantir que cada peça esteja apropriada para o uso desejado.

Inclusive, existem normas regulatórias que fiscalizam a qualidade das peças, assegurando que tudo esteja dentro das conformidades.

Sucata de estamparia

Os principais usos da sucata de estamparia são:

  • Processos de fundição: É muito comum ver empresas usando a sucata de estamparia como material para produção de novos produtos metálicos através do processo de fundição.
  • Reciclagem: A sucata de estamparia é constantemente reciclada pelas indústrias, e através deste processo transformam estas sobras em diferentes objetos metálicos como fios, chapas, barras, tanques, caldeiras e até tambores.
  • Produção de equipamentos: O processo de fabricação de equipamentos, máquinas e ferramentas também pode utilizar como matéria-prima a sucata de estamparia. É comum que este material também seja usado para fabricar as peças de reposição desses equipamentos.
  • Construção civil: A sucata de estamparia também pode estar presente em estruturas metálicas usadas na construção de prédios e outros tipos de edificações que necessitam de vigas e amarrações de metal, por exemplo.
  • Peças para automóveis: Carrocerias, painéis e até os componentes de suspensão dos automóveis, utilizam a sucata de estamparia em seu processo de fabricação.
  • Fabricação de peças navais e aeronáutica: Este tipo de sucata também está presente na estrutura de asas de aviões, componentes de sistemas e até painéis de aeronaves.
  • Produção de chapas metálicas: É possível fabricar novas chapas metálicas a partir da sucata de estamparia. O processo que dá este formato a sucata consiste em triturar, limpar e compactar o material para produzir a nova chapa.

Onde comprar sucata de estamparia em São Paulo?

Buscando sucata de estamparia para usar em seus processos industriais? Entre em contato com a Manfer Sucatas!

Somos uma empresa cujo objetivo é comercializar diferentes tipos de sucatas de metais ferrosos ou não ferrosos. Trabalhamos também com a reciclagem de outros materiais como cobre, alumínio, chumbo, inox e vários outros.

Além destes materiais, alguns objetos que serão descartados por não serem mais úteis também podem ser recolhidos por nossa equipe como baterias, latinhas, máquinas novas, usadas ou desativadas e até vigas de metal que foram descartadas.

Nossa empresa também oferece serviços de transporte e instalação de estruturas e cargas de forma ágil e segura.

Ligue ou envie um email para nosso setor de atendimento para agendar uma visita, será um prazer atendê-lo.

Solicite agora seu orçamento